Empoderamento das Mulheres

Categories:

Você sabia que as mulheres representam 54% dos profissionais que atuam no turismo?

A segunda edição da publicação da OMT apresenta boas práticas sobre a participação das mulheres no turismo mundial e aponta que elas representam 54% das pessoas empregadas no setor.

O Global Report on Women in Tourism – Second edition lançado, em outubro de 2019, pela Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO) em parceria com a ONU Mulheres, Banco Mundial, Amadeus e Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ), implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

O Relatório analisa a evolução da situação das mulheres no turismo desde a publicação da 1ª edição em 2010. A análise é realizada nas mesmas 5 áreas temáticas da primeira edição: emprego; empreendedorismo; Educação e treinamento: liderança, política e tomada de decisão; e comunidade e sociedade civil. Apresenta 25 estudos de caso de 18 países.

O relatório apresenta 7 descobertas chaves e para cada uma delas há uma recomendação:

  • Conclusão-chave 1: Intervenções direcionadas por atores públicos, privados e da sociedade civil – como a promoção da igualdade de remuneração, combate ao assédio sexual e recrutamento de mulheres para empregos de alto nível – ajudam a promover o trabalho decente para as mulheres no turismo.
  • Conclusão-chave 2: Políticas macroeconômicas e jurídicas com perspectiva de gênero em nível nacional aumentam o empoderamento econômico das mulheres no setor de turismo quando são implementadas de forma eficaz.
  • Conclusão-chave 3: O investimento em treinamento de habilidades para mulheres – incluindo treinamento em habilidades sociais e conscientização sobre oportunidades de treinamento disponíveis – e treinamento em igualdade de gênero em todo o setor levam a melhores resultados para a igualdade de gênero.
  • Conclusão-chave 4: As estratégias de igualdade de gênero para o setor do turismo são vitais para o empoderamento das mulheres e devem ser apoiadas por iniciativas institucionais e orçamentárias.
  • Conclusão-chave 5: As mulheres podem ser empoderadas política e socialmente por meio do turismo quando os vínculos são feitos com a comunidade mais ampla e organizações da sociedade civil.
  • Conclusão-chave 6: Quando o treinamento direcionado e sensível ao gênero é fornecido e as mulheres têm acesso à tecnologia apropriada, a digitalização do turismo pode oferecer novas oportunidades estimulantes para a inovação e o empoderamento das mulheres.
  • Conclusão-chave 7: A disponibilidade de dados de turismo desagregados por sexo permite intervenções de igualdade de gênero mais bem direcionadas no setor e leva a um maior empoderamento das mulheres.

FONTE: https://www.unwto.org/publication/global-report-women-tourism-2-edition

IMPORTANTE:

A publicação completa só está disponível em inglês:
https://www.e-unwto.org/doi/epdf/10.18111/9789284420384

Em espanhol consta apenas o plano de ação que você também poderá acessar:
https://www.e-unwto.org/pb-assets/unwto/action_plan_women_in_tourism_2nd_ed_SP.pdf

Caso queira traduzir voluntariamente para o português para que um maior número de mulheres possa acessar o conteúdo da publicação nos contate pelo e-mail: mulheresdoturismoemrede@gmail.com
Gostou do conteúdo? Recomende a uma amiga ou a um amigo.

Nos siga no Instagram para acompanhar o nosso trabalho.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários