A MTR conta com a participação de mulheres incríveis de todos os estados do Brasil. Aqui mostraremos as pioneiras desse movimento na região Norte do país para que possamos conhecer suas histórias e campos de atuação.

Claudia Menezes

Claudia atua na área de eventos, gastronomia e planejamento do Turismo e é professora assistente do curso de Turismo na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É mestre em Gestão de Negócios Turísticos (UECE) e foi a primeira mestre em Turismo do estado do Amazonas. Atualmente é doutoranda em Turismo e Hotelaria.

Maria Auxiliadora Lima da Silva

A Maria foi a primeira mulher do estado de Rondônia a fazer parte da MTR, ela dedica a sua vida profissional a atuação como Guia de Turismo. Credenciou-se em 1991 como guia na Embratur. Foi a primeira guia a se credenciar em RO. Atua em todo estado nos diversos segmentos do turismo: do ecoturismo ao turismo cultural e histórico.

Formou-se recentemente pelo SENAC em Guia Nacional e das Américas. Com profissionalismo e dedicação apresenta Porto Velho e região ao turista.

 Kleiryanne Aguiar

Kleiryanne foi a primeira mulher do estado de Tocantins a fazer parte da MTR, ela reside em Palmas e é servidora pública concursada desde 1994. Formou- se em turismo em 2005, primeira turma da Faculdades Objetivo e atua na área desde 2003.

Atualmente trabalha na ADETUC – Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa e ocupa o cargo de Gerente de Produtos Turísticos. Também está como interlocutora do Programa de Regionalização Turismo no Estado.

Ana Karolina Jorge

Ana Karolina foi a primeira mulher do estado Pará a aderir a MTR.  Ela é empreendedora social, técnica e graduada em turismo, pós-graduada em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Natural do Pará e apaixonada pela Amazônia fundou a @vivenciar.turismo que atua no mercado desde 2018.

O seu interesse pelo Turismo de Base Comunitária (TBC) começou na graduação ao perceber que o turismo de massa estava sendo predatório para as comunidades tradicionais do Pará, passou a ajudá-las no processo de inclusão e empoderamento.

Gilka Soares

Gilka Soares mora na capital que tem a passagem exata da Linha do Equador – Macapá. Tem formação em francês pelo Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand. É graduada em Administração pela Universidade Federal da Maturidades – UNIFAP, mas se descobriu como guia, após viver uma situação desafiadora em sua vida.

Há 6 anos é Guia de Turismo Regional especializada em turismo pedagógico, de aventura, ecológico e religioso. Seu conhecimento do Amapá e o seu jeito extrovertido de ser encanta os turistas. Sua voz muda de tom quando fala das duas filhas e das suas conquistas profissionais. Tem uma energia que contagia as pessoas ao seu redor.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários